domingo, 16 de setembro de 2012

Samba Reagge e Samba de Roda

Em julho passado, fui convidado para dar um workshop sobre liderança de grupo de percussão no projeto Tamar em Arembepe, Bahia. Além de percussionistas que lideravam grupos, vieram mestres de diversas comunidades de cidades próximas e formou-se um grupo com gente de todas as idades. 
Decidi falar mais sobre arranjo e forma musical, o que seria importante para os percussionistas e para todos os envolvidos e, claro, poderíamos fazer algo juntos para tocar ao final. Trabalhei com o que eles trouxeram e com o que era natural para tocarem.


Começamos com uma canção que trouxe um dos mestres sobre uma base de samba reggae, alguma variação de instrumentação e uma ponte para preparar um samba de roda como 2ª parte do arranjo. Depois  a 1ª canção volta sobre o samba de roda, com sua dança solo no centro da roda, típica do gênero.
Introdução, 1ª canção em samba reggae, ponte, 2ª canção de samba de roda, 1ª canção sobre o samba de roda e coda de abraços, o que aconteceu espontaneamente.

 A beleza do local, você pode ver no vídeo abaixo e nas fotos que fiz. A energia musical foi muito intensa e o carinho da equipe do Tamar e dos participantes foi muito gostoso.



sábado, 1 de setembro de 2012

"Portas de Cascavel"

Abaixo o  vídeo de um show, Sergio Gomes e Convidados, em Cascavel, Paraná, 24/08/12. No baixo, Odilon de Carvalho; piano, Tiago Mineiro; sax, Rodrigo Nascimento. A música é "Portas de Parati", uma composição que fiz para meu 1º CD, Cidades Imaginárias.