domingo, 4 de agosto de 2013

Gabriela - em Trio



Gabi em Amsterdam, onde vive hoje
Eu havia chegado da maternidade e num cochilo da bebê, atravessei a rua onde era meu estúdio. Sentei ao piano e imediatamente comecei a tocar uma melodia. Após algum tempo, já existiam algumas frases centrais que se tornariam uma música, mas Gabriela chorou e pelo telefone fui chamado a ninar, o que eu adorei e que seguiu noite adentro.

Em três dias costurei frases umas nas outras, durante pequenas fugidas que dei, e a música "Gabriela" estava pronta. Enquanto eu tocava/compunha, os óculos escorregavam pela superfície úmida de meu nariz e eu tinha que parar para enxugar as lágrimas que caíam nas teclas do piano. Imagino que todo pai conhece esse sentimento.

A música "Gabriela" está gravada no CD Atlântico - Bossas, valsas e baladas, do grupo Terra Brasil, com Antonio Barker ao piano e Vitor Alcântara no sax soprano, dois músicos incríveis e que reagem rapidamente ao mais diferentes gêneros que lhes sejam apresentados. Nessa canção em especial, a interpretação, a consciência do caminho da frase musical, o tempo da respiração, o toque são absolutamente essenciais. Somos um trio nessa gravação: autor, solista e no piano, eu vejo Antonio como uma espécie de co-autor, criando seus próprios caminhos de vozes melódico-harmônicas, fazendo um solo muito bonito e zelando pela textura romântica da felicidade que tive ao receber minha filha. Eu somente lhe dei uma folha com melodia, cifras (partitura abaixo) e fiz alguns comentários.

Você pode ouvir todo o CD Atlântico, que foi indicado para concorrer ao Latin Grammy, no site  www.terrabrasil.mus.br, que renovei recentemente em companhia do meu fiel parceiro para sites (também em minha vida), Guilherme 'Cirati' (Gomes ), bom pianista amador e grande responsável por ter dois filhos músicos, eu e meu irmão.
Abraço!