segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Insensatez/How Insensitive in 7/8


Insensatez é uma bossa nova lenta, uma bossa-balada feita por Tom Jobim e Vinicius de Moraes, que escreveu uma das letras mais bonitas e profundas dessa parceria.
Originalmente em Bm (Si menor), a composição tem a magia musical e poética de tratar da tristeza e do pesar, sem entristecer, mas emocionar. No CD “Antonio Brasileiro”, o cantor Sting faz uma parceria com um dos maiores compositores da música popular brasileira de todos o tempos, Tom Jobim.

Originalmente escrita em compasso binário, fiz um arranjo em 7/8, numa combinação 2/4 + 3/8 que surgiu naturalmente em uma época em que eu estudava frequentemente compassos alterados. A nota longa no fim de cada frase musical possibilitava esse trânsito de um forma que me pareceu orgânico. A manutenção da atmosfera “bossa nova”, suave, fluida e sem ‘esforçar’ o 1º tempo a cada 7 bits é também parte essencial do conceito do arranjo. Usei vassourinhas e o Hi-hat em 7/4 a maior parte do tempo. Ouça o player acima.

Essa gravação foi feita em 1995 no CD “Tudo Bem”, do grupo Terra Brasil que esteve sempre muito presente em minha vida musical. Fizemos 5 CDs de jazz brasileiro em 15 anos de carreira e, em outras oportunidades vou mostrar mais músicas desse grupo que segue vivo em suas gravações. Tivemos nessa gravação a felicidade de ter como convidado Nailor “Proveta” ao clarinete e o que vocês estão ouvindo é o 1º take (1ª gravação) que fizemos assim que ele ouviu qual era a idéia do arranjo.

A interpretação transcorre como um standard de jazz numa noite informal com introdução, tema, dois chorus (ciclos da própria música) de improviso de clarinete, e trades (alternância de solos entre a bateria e outros instrumentos) de quatro compassos entre a bateria e a guitarra. Observem que os solos de baterias sob ponto de vista musical acontecem em 4 compassos de 7/8 ou em 2 de 7/4, o que matematicamente dura o mesmo tempo.

Espero que Tom Jobim não tenha ficado bravo e que vocês gostem. Esse CD não está mais no mercado e quem tiver interesse em conhecê-lo melhor entre em contato que posso enviar outras faixas em MP3.
Abaixo a partitura com melodia, cifras e uma guia para linha de baixo. A tonalidade foi mudada para Dm (Ré menor).