sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Frevo Pé Trocado - 7/8 (4+3)



Foto da gravação do CD
O frevo é um gênero musical           natural de Pernambuco e nasceu do desafio musical entre bandas marciais no princípio do século XX. Com o tempo surgiu um estilo de dança que faz parecer que abaixo dos pés das pessoas exista uma superfície com água fervendo. A palavra frevo vem de ferver ("frever") sob os pés ou a impressão que dá o desfile visto de longe, no calor do nordeste brasileiro.

Este estilo pernambucano de carnaval é um tipo de marchinha bastante acelerada em geral sem letra - ao contrário de outras músicas carnavalescas - sendo tocados por uma banda de sopros, metais e saxofones em geral, e uma formação de percussão com caixa ao centro, bumbo (surdo em português do Brasil) e prato a dois, como nas bandas militares, nas fanfarras e nas marching bands americanas. A instrumentação é a base de uma bateria, caixa, bumbo e chimbal (snare, bass drum and Hi-hat) e o desafio para o instrumentista é técnico, sob o ponto de vista da velocidade... 

"Frevo Pé Trocado" (player acima) é uma composição que fiz e que está em meu CD "Cidades Imaginárias". O frevo é um gênero binário, escrito e dançado em 2/4 e essa composição é em 7/8, o que deu origem ao nome 'pé trocado', imaginando a dança sobre o tempo num compasso e no seguinte no contratempo. Experimente ouvir o ritmo em 7/8 e em 7/4 quando o 'pé trocado' fica evidente e divertido. Há um conceito composicional baseado no contraste entre o caráter ‘tonal’ de uma melodia mais tradicional de frevo e a seção modal de solo tenor ‘free’ do super Vitor Alcântara.

Na gravação temos Robertinho Carvalho, baixo, Moisés Alves, piano, Celso Marques, flauta e o convidado especial, Mario Afonso III, na flauta pícollo.
Dediquei essa música ao meu grande amigo, super baterista, Maurício Leite.
Essa faixa pode ser encontrada no Itunes ou similar. 

2 comentários: