sábado, 31 de dezembro de 2011

Chuva no Amazonas - Frases de água



Frases que se movimentam e se definem ao fazê-lo, como se perpassando afluentes desenhassem curvas influentes - ao se influenciarem incessantemente – construindo mapas de regiões quentes e exuberantes... Se duas, três ou cinco, as escolhas se escolhiam por acerto, beleza e prazer em prosseguir o que fora iniciado muitos (com)passos antes, quando já a consciência da unidade era absoluta, apesar das características particulares de cada nota, sua altura, duração e significado em cada momento.

Chuva no Amazonas (player acima) é uma canção de compassos que se alteram com frequência muito menor do que mudamos de ideia e organizados como um discurso literário, que não tem tempo definido com critérios musicais, mas que tanto caminha, quanto respira, tal como falamos ou contamos uma história para alguém. Ela surgiu como alma musical do poema (abaixo) de mesmo nome que escrevi  e que é recitado ao fim do arranjo pela cantora Sandra Ximenez, a única e necessária presença feminina no CD Cidades Imaginárias.
A primeira exposição é feita por Antônio Barker, super pianista convidado e amigo querido que tem o hábito de tocar trilhas sonoras de sonhos. No baixo, Robertinho Carvalho, grande músico, arranjador e o parceiro que todo baterista quer ter: seguro, musical, ouvido atentos e sempre feliz ao tocar com você. A flauta é precisa, inspirada e muito bem tocada pelo amigo, compositor e arranjador, Celso Marques.


...Chove no rio Amazonas...
A canoa flutua n’água
deslizando’índio e a
preguiça das nuvens
descansa nu’spelho
doce das águas
Envelhecid’a manhã
move-se lentamente
como uma baleia
gigantesca...
Enquanto o remo deixa
seus rastros na bruma
gotas de musgo
escorrem pelo peito
nu’esverdeado
I’nda longe
o porto de Manaus
Além de peixe
o som do amazonas
como um mantra equatorial...


Chuva e rio s’encontram
e como nunca separados
cada gota
traz o amazonas inteiro
de
volta
pra
casa... 

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Música é meu ofício - Pessoas, minha paixão maior

Trabalhar com arte é, de fato, algo muito especial e o artista, eventualmente, tem a impressão de fazer contato direto com a 'fonte de onde tudo vem'. Parece que as pessoas em suas diversas ocupações nem mais, nem menos importantes, podem se entediar mais facilmente e se desencantar de seus ofícios. Mas a música é um presente para todos e, por vezes, são os músicos que se cansam de trabalhar em situações que não lhes agradam, porque há contas a serem pagas, filhos a serem cuidados, novos instrumentos comprados, manutenção a ser feita...

Trem NY- Matawan, dez.
Música - com toda sua magia - é meu ofício e através dele procuro desenvolver meu espírito que vai seguir viagem quando este corpo se cansar, como tudo que é físico e tão sólido quanto um pensamento.
Antes dos meus sonhos musicais e dos meus planos profissionais, estão as pessoas que amo e que me são muito caras. Aqui uma coleção de fotos de algumas delas, de momentos de trabalho e de viagens que fiz neste ano de 2011. Há pessoas queridas que não estão nas fotos como  Carlos Ezequiel, Christiano Rocha, Paulo e Paola Tiné, Sandra Ribeiro, Vera Cury, Bob Wyatt, Ricardo H., Suzana Fleury, Sidney Molina, Luis Otavio, Claudio Tegg, Carlinhos Antunes, Renato Consorte, Jeff Kunkel, David Damsey, David Richards, a turma do Sergio Rossoni Grupo, do grupo Terra Brasil e outras mais que eu gostaria de colocar nesse mural... Bem, eu coloco no próximo.

Big Band da Fundação, Teatro da Vila, junho

Meu irmão tentando me convencer de algo... sempre!
1ª geração de sobrinhos, Daniel e Renata


Lauro Lellis, eu, Maurício Leite e Leandro Lui

Caribe ao fundo, montando set para show, abril


Sobrinhas, janeiro, São Sebastião
Felix, meu irmão alemão. 

Vive em NY... Dá pra imaginar as saudades?
Família, agosto, SP
Parece comigo e mesmo assim é linda... Inexplicável!!! NY, Dezembro
                                                                                                                                                                           Grande abraço, um ano novo muito bom para você e todos ama, Sergio