segunda-feira, 2 de julho de 2012

Cine-Cuba



Nunca comecei uma composição na bateria. Elas surgiram sempre a partir de ideias melódicas e estudos harmônicos que costumo praticar no piano. Só depois de passado algum tempo é que eu percebia com mais clareza o ritmo da nova composição e, claro, sempre estava relacionado ao que eu vinha estudando na bateria na ocasião. Com certeza, uma 'onda rítmica' já estava dentro de mim enquanto eu compunha, mas isto só ficava claro depois de algum tempo.
Uma vez que a música já estava mais desenvolvida, eu ia para bateria para desenvolver formas de tocar certo ritmo tradicional, variações afins e novas ideias. Estudar e se familiarizar com 'mundos musicais', que são os estilos e suas possibilidades, é ponto de partida para criação de ideias musicais que soem orgânicas e interessantes, tanto para a composição, como para os caminhos para tocar a bateria.

"Cine-Cuba" é um tema afro-cubano em forma clássica AABA, e como tal, apresenta grande contraste entre a 1º e o 2º tema. Na ocasião, eu estava estudando ritmos latinos e desenvolvendo a relação entre a clave composta do afro-cubano, ternária/ímpar, e da rumba, simples/quaternária. 
O termo 'Cine' nasceu da parte B da música tocada pelo piano em oitavas, que soa como a trilha sonora de um filme bonito, em contraste com o caráter dissonante da parte A, tocada pelo sax, ou sax/guitarra. 'Cuba' vem do ritmo afro-cubano tradicional, ou bembê.

Essa música está gravada no CD ‘Questão de Tempo’, 5º trabalho do grupo Terra Brasil. 
Visitem a Revista online www.obaterista.com/licoes, onde escrevo e há vários exercícios sobre o assunto.


Abraço, 
Sergio

Nenhum comentário:

Postar um comentário