terça-feira, 17 de dezembro de 2013

2001 - Modulação Rítmica

Música escrita em 3/4 com uma linha de baixo que convida a pensar e sentir em 4/4. Um quaternário propondo uma nova semínima que tem como referência a colcheia pontuada do 3/4... Oiii?

Uma semínima é sempre o que é e guarda todos os recursos de uma semínima, ainda que sob a chave de tercina, quartina, quintina e assim por diante. Esse raciocínio nos leva para a chamada 'modulação rítmica', que gera muitas possibilidades de desenvolvimento de uma música ou de um solo para qualquer instrumento.
Abaixo versão do dia 19/11/13, no IPT, com Marcelo Gomes e Guto Andrade nas guitarras e Igor Pimenta no baixo acústico.


A música 2001 foi gravada no CD 'Questão de Tempo' do grupo Terra Brasil, pouco antes de minha partida para os EUA, em 2005. Ela está disponível no site www.terrabrasil.mus.br assim como toda a produção do grupo, 5 CDs, 49 músicas. Vou regravá-la em meu próximo CD explorando mais a modulação rítmica.

Ela trabalha exatamente com esse conceito com um quartina sobre um 3/4, isto é, semicolcheias agrupadas de 3 em 3, são igualadas à semínima regular do compasso, no sentido de se tornar um novo pulso. 
Nessa nova pulsação, a "semínima" - ou novo pulso - iguala-se a uma colcheia pontuada, que são semicolcheias agrupadas de 3 em 3, não é mesmo?
Abaixo, a partitura com a linha do baixo durante toda a música para que fique claro o que estou dizendo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário