quarta-feira, 1 de junho de 2011

6º Encontro de Bateristas de São João da Boa Vista


Dia 28 de abril, toquei no 6º Encontro de Bateristas de São João da Boa Vista, cidade a pouco mais de 200 km de São Paulo. O idealizador e realizador do evento é Henrique Mérida, grande baterista e músico com formação musical consistente. Educador muito em dia com todos os movimentos do mundo da bateria, Henrique dirige um escola aonde vem formando bateristas de qualidade, muitos dos quais pude ver e ouvir tocando no próprio dia do evento. Além de Henrique, se apresentaram dois outros artistas do time da RMV, Fernanda Fight e eu, que mostrei parte de meu trabalho de pesquisa com os ritmos brasileiros, numa tarde mais de solos e play-alongs do que exercícios e explicações.

Não pude deixar de me lembrar do Cascavel Jazz Festival, realizado pelo baterista William Fischer, onde estive com o grupo instrumental Terra Brasil, alguns anos atrás. O evento começou como um encontro e concurso de bateristas e foi se desenvolvendo na medida em que o retorno de público foi crescendo e novos patrocinadores se interessaram em apoiar a iniciativa sonhadora de uma só pessoa. Em São João, o processo é muito semelhante e se aquele que sonhou e se dedicou muito para realizar um evento artístico e cultural em sua cidade tivesse que interromper seu trabalho por algum motivo, “um abraço”, o 6º Encontro de Bateria de São João da Boa Vista não teria acontecido e em Cascavel, o encontro/concurso não teria se tornado um festival com a participação de alguns dos mais conhecidos músicos do país.

Quero deixar aqui meus “Parabéns” para Henrique, William, Vera Figueiredo (www.verafigueiredo.com.br) e todos aqueles que se dedicam à realização de eventos culturais de qualquer natureza em sua cidade, movimentando a cena, contribuindo positivamente para sua comunidade e estimulando o aparecimento de futuros artistas, que talvez nunca sonhassem com essa possibilidade.

Abaixo um solo aberto sobre tema de samba rápido que fiz na abertura da minha participação. É longo...


Ainda tive um prazer especial ao estrear minha nova bateria RMV, (foto ao lado) bumbo de 18/16", médio-agudo, com peso e definição muito bonitos, cor madeira natural super elegante e tambores curtos, 10/8", 12/8", 14/13", porém profundos e ressonantes na medida certa. Caixa de madeira, 14/6", com muita  sensibilidade de esteira ainda que com afinação média que eu uso. As peles porosas (coated) da RMV em todos os tambores, incluindo o bumbo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário