segunda-feira, 5 de novembro de 2012

ÉTICA - No fio da navalha


Ética é um conceito fundamental e gerador de procedimentos pessoais dentro de certa comunidade. Envolve honestidade, retidão, caráter, consciência, bom senso e uma silenciosa solidariedade. Invoca respeito pelo seu próximo, por suas obras, pelo que ele diz e produz. A margem de flexibilidade em uma conduta ética profissional é fina como o fio de uma navalha.

Parece que a extração, sem limite de quantidade, de material musical de um livro e sua inclusão em outra obra, não é considerado plágio, se o autor do primeiro for citado. Parece... Como se não bastasse, parece que a cópia literal do projeto didático (passo a passo) de um livro de ensino de música também não é considerado como plágio.

Tendo isso em mente, perguntei-me o que é um livro de aprendizagem musical que não as suas informações, a forma como se encontram organizadas e, finalmente, seu projeto didático. Quais as características que, de fato,  diferenciam um do outro...?

...Através da ética dentro de uma comunidade, de um meio profissional, é que zelamos uns pelos outros.
É dentro de cada um que 'nossos princípios' norteiam a coleção de valores que nos fazem ser quem somos. A “ética” é então vivificada pelas nossas atitudes e pela nossa conduta, dia após dia.


4 comentários:

  1. "...se o autor do primeiro for citado." E se não for citado?!
    Porque ética é uma coisa que anda meio em falta, hoje em dia, né?!
    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Daniel. Cabe a nós mesmos manter certas questões vivas. O esquecimento e o oportunismo estão por aí e não dá para ficar só olhando. abraço

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigado, meu amigo. Sigo querendo tomar aquele café. Abraço

      Excluir