segunda-feira, 7 de março de 2011

IAJE - Toronto (2008)

Olá para todos os amigos e novos amigos com quem quero conversar e trocar idéias sobre música, em especial sobre bateria sob o ponto de vista técnico, didático e musical, através deste novo espaço.


Vou começar contando sobre esse evento que participei em 2008, no Canadá e de onde vieram os trechos abaixo de uma filmagem feita por Veronika Gruber, diretora da Advance Music- http://www.advancemusic.com/, no IAJE (International Association for Jazz Education) em Toronto. Foi um evento ótimo e tive uma banda incrível no palco comigo durante o workshop, com Don Thompsom -   http://www.canadianjazzarchive.org/en/musicians/don-thompson.html (essa lenda do jazz canadense que tocou com Jim Hall e Bill Evans) no contrabaixo, Tom Walsh, sax e Marcelo Gomes, gutarra.

Muitos músicos que conhecemos de CDs que adoramos, de repente, apareciam à minha frente. Terminado o workshop, por exemplo, muitas pessoas vieram me cumprimentar e entre elas Danny Gottlieb. Quando chegou, disse que adorou o workshop e que queria me levar para Flórida, onde é professor na Universidade. Eu reconheci seu rosto, mas quando li seu nome no crachá, lembrei-me ouvindo American Garage, do Pat Metheny, Big band do Gil Evans e muitas outras gravações que eu gostava. Então eu disse “Eu sou seu fã!”. “How nice!”, ele disse e me pegou pelo braço para que eu conhecesse os representantes da Zildjian em seu stand... Randy Brecker e Dave Liebman também estavam por lá... Passei pelo Liebman num corredor entre os stands e ele disse “Hi, Sergio, how are you doing?”. Ele me conhecia pela foto do meu livro que é distribuído nos EUA pela companhia que tem com sua esposa, Caris Music Service, (http://www.carismusicservices.com/). Batemos um papo longo e divertido sobre música, músicos e, claro, contamos piadas musicais.

Passei o resto da tarde autografando livros no stand da Advance e recebendo a visita de amigos brasileiros como Lupa Santiago e Antônio Mário, o Jovino Santos (outro de quem eu já gostava muito do trabalho desde seu tempo com Hermeto Pascoal). Fiquei feliz ao saber que uma parceria entre a Advance Music e a recém constituída Editora Souza Lima se estabeleceu e livros como, por exemplo, “Melodic Interpretation for the Drumset”, do meu amigo e grande músico, Carlos Ezequiel - http://www.carlosezequiel.com/, esteja lançado no mercado internacional.
Bem, esse texto é só para dar uma idéia geral do evento onde foram feitos esses pequenos vídeos e para deixar no ar um espírito positivo e de colaboração entre os músicos brasileiros aqui e no exterior. Afinal, somos uma grande comunidade.

Aguardo comentários e impressões para mantermos a conversa em dia.
Um abraço, Sergio

Um comentário: