quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

BUMBO!!!

Numa vídeo-aula de Jack DeJonhette, o entrevistador pergunta como ele estuda bumbo e o mestre  simplesmente começa a tocar a levada básica do Jazz no prato, mas com o bumbo junto, tocando todas as notas. Então ele começa a variar e aumentar a quantidade de notas e diz que 'gosta de tocar frases completas com o bumbo...' Ouvir aquilo, naquela época, mudou meu jeito de pensar sobre bumbo e, claro, como praticar também.  Eu  vivia uma fase de estudar independências e não 'uníssonos rítmicos'.

Tecnicamente a ideia é fazer o bumbo trabalhar mais, com conceito de tensão no ataque e relaxamento em seguida, deixando que o pedal ajude seu pé a tocar quase sem esforço a(s) nota(s) pós acentos, sem  forçar  sua musculatura no começo. A prática deve ser com o pé no chão e erguendo com o pé somente o suficiente para o ataque, uma das técnicas de cada vez, buscando equilíbrio na base da coluna descansada sobre o banco. Em certo momento, ambas as posições poderão ser usadas e alternadas, que é o ideal. 

Abaixo estão sugeridos os exercícios mecânicos – 2, 3, 4 e mais a frase clássica associada à bossa nova - mas em minha coluna do dia 30/12 no site www.obaterista.com,  você vai encontrar frases interessantes para tocar e praticar esse técnica-conceito de bumbo. Não se preocupe com velocidade, que virá naturalmente com a prática. 
Qualquer dúvida ou querendo fazer aulas, dê um alô!

3 comentários:

  1. Muito legal Sergião....abraco e feliz 2013 pra vc!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz ano novo pra vc, Ramon, meu querido. Quero conhecer Seu cd novo e vê-lo tocar nesse ano q começa. Tudo de muito bom pra vc e para seus amigos, filhos e familiare! Grande abraço

      Excluir
  2. Otima dica ,já estou colocando em pratica.

    ResponderExcluir