Numa vídeo-aula de Jack DeJonhette, o entrevistador pergunta como ele estuda bumbo e o mestre simplesmente começa a tocar a levada básica do Jazz no prato, mas com o bumbo junto, tocando todas as notas. Então ele começa a variar e aumentar a quantidade de notas e diz que 'gosta de tocar frases completas com o bumbo...' Ouvir aquilo, naquela época, mudou meu jeito de pensar sobre bumbo e, claro, como praticar também. Eu vivia uma fase de estudar independências e não 'uníssonos rítmicos'.
Tecnicamente a ideia é fazer o bumbo trabalhar mais, com conceito de tensão no ataque e relaxamento em seguida, deixando que o pedal ajude seu pé a tocar quase sem esforço a(s) nota(s) pós acentos, sem forçar sua musculatura no começo. A prática deve ser com o pé no chão e erguendo com o pé somente o suficiente para o ataque, uma das técnicas de cada vez, buscando equilíbrio na base da coluna descansada sobre o banco. Em certo momento, ambas as posições poderão ser usadas e alternadas, que é o ideal.
Abaixo estão sugeridos os exercícios mecânicos – 2, 3, 4 e mais a frase clássica associada à bossa nova - mas em minha coluna do dia 30/12 no site www.obaterista.com, você vai encontrar frases interessantes para tocar e praticar esse técnica-conceito de bumbo. Não se preocupe com velocidade, que virá naturalmente com a prática.
Qualquer
dúvida ou querendo fazer aulas, dê um alô!
Muito legal Sergião....abraco e feliz 2013 pra vc!!!
ResponderExcluirFeliz ano novo pra vc, Ramon, meu querido. Quero conhecer Seu cd novo e vê-lo tocar nesse ano q começa. Tudo de muito bom pra vc e para seus amigos, filhos e familiare! Grande abraço
ExcluirOtima dica ,já estou colocando em pratica.
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